O tempo a gente não vê, o tempo a gente não pega – mas o tempo nos vê e nos pega. Quis entendê-lo: consultei filósofos, teólogos e até poetas. Mas ao fim, só quem dele sabia eram os bichos e as plantas e as pedras.
Quis saber o que havia antes do tempo e o que haverá depois do tempo – pelo jeito, era o depois do antes e será o antes do depois. Aqui nada é claro, apenas o fato de que o tempo é muitos: ao mesmo tempo. Chamam de mistério; eu chamo de sonho. Com doce-de-leite.
Entender não tente: apenas aceite. Diga sim e siga em frente: atente. O destino é a velhice do menino, o gesto que perdura, o gosto da fruta que, cinquenta anos depois, a boca ainda sente, contente (e se na rima há rima, é porque o ouvido lembra e associa o que há pouco foi com o que agora soa: música-tempo, ritmo-tempo, corpo-tempo: memória e esquecimento – olvido).
O tempo tem tempo, por isso adora chás da tarde, aqueles que se alongam e emendam com a chegada da Lua. Ela agradece e faz uma reverência (é uma dama).
O tempo está na luz da estrela que não mais existe, no amor que ainda resiste, no Deus que, mesmo cansado, não desiste.
O tempo, o mesmo tempo (segundo Camões) de si chora. E passa, não demora (“Permanecei, instante! Tu és tão belo” – diz Fausto, e ao dizer isso é condenado).
Alberto Heller


3 Comentários. Deixe novo
Até há pouco sobre ele, o tempo, me encantava com Raduan Nassar, em sua lavoura arcaica, quando dizia que "Só a justa medida de tempo dá a justa natureza das coisas". Mas isso inquieta, não apazigua, não finda, não cessa e acalma. Como o sonho. Com creme brulee.
"Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.
Mas as coisas findas,
muito mais que lindas,
essas ficarão." Memória, de Drummond
Que lindo! Obrigado Fernanda por compartilhar esse lindo poema. Abraço!
Eu me pego nessa viagem tb, mas tento ir para o lado fisico da coisa, e ai piora bastante ! Estais certo , as vezes melhor não querer entender ! Mas como faz se o cara é curioso e insistente? Será uma perda de tempo? kkkkk