A carreira profissional de Alberto Heller se divide entre a música (piano e composição) e a clínica psicoterapêutica (Gestalt-terapia). Desde muito cedo teve como paixões a literatura e a música, logo depois vieram também a filosofia e a psicoterapia, de maneira que sua trajetória tem sido uma constante busca de integração entre esses mundos aparentemente diversos mas que se encontram e entrecruzam nos mais diversos níveis, o artístico e o terapêutico.
Nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1971; dois anos depois seus pais se mudaram para Curitiba, Brasil, onde viveu até os vinte e um anos de idade. Realizou graduação e pós-graduação como pianista concertista em Weimar, Alemanha (Musikhochschule ‘Franz Liszt’ Weimar, 1993-1998), lecionando no mesmo período na Escola de Música e Belas Artes (Musik und Kunstschule) de Jena.
Em 2000 fixou residência em Florianópolis, cidade na qual vive até hoje. Na UFSC realizou mestrado em Educação e doutorado em Literatura, enquanto sua formação em Gestalt-Terapia se deu no Instituto Müller-Granzotto.
Como pianista, tocou não apenas na Alemanha e no Brasil mas também na Irlanda, Itália, Suíça, Áustria, Holanda, China, Japão, Argentina e Uruguai, em apresentações solo, música de câmara e junto a diversas orquestras. Em termos de repertório, tem especial interesse na música do período Clássico: Mozart (integral das sonatas), Beethoven e Schubert, bem como a interpretação de suas próprias composições e improvisações.